1-   Cuide de sua alimentação

Tente limitar a ingestão de açúcar, lembrando que carboidratos refinados como pão, massas, batatas fritas, biscoitos, converter-se em açúcar em sua boca, portanto é melhor limitá-los ou evitá-los. Prefira os doces das frutas.

Estar bem suplementado é importante, são necessárias as seguintes vitaminas:

A Vitamina C – É responsável pela manutenção do sistema imunológico, por prevenir o sangramento das gengivas e a diminuição da massa óssea, o que pode levar a perda dos dentes. Esta muito presente na frutas como a laranja, kiwi, limão, abacaxi e acerola, e vegetais como brócolis e espinafre. Mas cuidado com os alimentos muitos ácidos, como a laranja e o abacaxi, pois podem desmineralizar o esmalte dos dentes, deixando-o poroso. Tome sucos com canudinho ou faça bochechos com água após a ingestão dessas frutas.

Vitamina D –  Tem como principal papel o aumento da absorção dos minerais de cálcio e fósforo pelo intestino, principais elementos na formação dos dentes. Também contribui para fixação do cálcio nas bases e nos dentes. É encontrada principalmente no atum, sardinha,  ovo e carne bovina. Pode ser adquirido em maiores quantidades pela exposição ao sol por pelo menos 15 a 20 minutos por dia, desde que em horários saudáveis (até às 10 horas da manhã e após às 16 horas)

Vitamina K –  É responsável pela coagulação sanguínea e pela síntese de proteínas do plasma do sangue , rins e tecidos . Como os dentes também são tecidos ,  tem papel importante no fortalecimento deles. A vitamina K pode ser encontrada no fígado  , nos laticínios , em frutas ( em maiores quantidades nas cascas) , nos óleos e gorduras.

Fibras – alimentos ricos em fibras contribuem para a saúde gastrointestinal e sua mastigação pode promover a limpeza dos dentes devido ao atrito em contato com eles , evitando a formação de placa bacteriana.

Água – além de ser essencial para o organismo, ingerir água constantemente ajuda na manutenção e limpeza dos dentes  , pois remove o excesso de açúcar e resíduos de comida , além, de em muitas cidades grandes , ser fluoretada , portanto contribuindo para aumentar a força e resistência do esmalte dos dentes.

Cálcio – o cálcio é fonte primaria da formação dos dentes, portanto essencial em níveis adequados para garantir nutrientes e saúde a eles .Pode ser encontrado em alimentos laticínios como o leite , queijos ou folhas verdes escuras ,como o couve.

 2 – Evite  fumar

O hábito de fumar, mesmo que por poucas vezes ao dia ou socialmente, pode causar desgaste no esmalte dos dentes, ressecamento da boca, queimaduras e manchas nas bochechas e gengivas, aumentar o tártaro e gerar mau hálito, alem de estar relacionado com a gengivite e o câncer da boca. Abandone esse hábito completamente e comece notar resultados rapidamente.

 3 – Protetores Bucais

Se você pratica esportes, principalmente os de contato, não esqueça de utilizar protetores bucais para proteger os dentes do impacto.  Se você range os dentes ou pressiona  maxilar em em momentos de tensão, o protetor ajuda a evitar o desgaste e proteger os dentes de danos.

4 – Mascar chicletes sem açúcar

Goma de mascar sem açúcar pode ajudar a estimular a saliva, que lava as bactérias e ácido que ele cria. No entanto, goma que contém açúcar vai completamente anular este efeito. Procure chiclete sem açúcar ou com xilitol, um adoçante natural.

5 Mau posicionamento dos dentes

O mau alinhamento das arcadas dificulta a escovação dos dentes ,além de sobrecarregar alguns dentes e tambem  causar esforços extras nos músculos da mastigação .A avaliação de um Ortodontista poderá determinar se você precisa usar aparelho e qual o tratamento correto.

6 – Evite “Piercing” na boca

Apesar da sua popularidade, este tipo de “piercing” pode causar complicações tais como infecções, sangramento incontrolável ou danos a um nervo. Você também corre o risco de engasgar com os pinos e argolas. As jóias de metal podem danificar seus dentes e sua gengiva. Se estiver pensando em fazer “piercing” oral, fale com seu dentista. Ele poderá ajudá-lo a fazer uma escolha mais segura.

7 –  Escove os dentes

Certifique-se de ter uma escova de cerdas macias e estar atento sobre a quantidade de pressão  que você esta aplicando na escovação. A higiene regular dos dentes é essencial para mante-los limpos e saudáveis. Escove os dentes ,lingua e gengivas após cada refeição , por pelo menos 1 minuto , utilize sempre fio dental para remover os resíduos que a escova não alcança .Converse com seu dentista para utilizar a pasta mais adequada ,e na impossibilidade de realizar a escovação , preocupe-se em pelo menos fazer um bochecho após se alimentar.

8 –Consultas ao dentista

Visite seu dentista de 6 em 6 meses para exames de check-up e para realizar limpezas específicas. Ele também pode recomendar produtos especiais para fortalecimento dos dentes quando necessário.

 

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