Durante o inverno , com a chegada do frio, é comum que aumentem as queixas de dor de dente. Isso acontece porque a boca tem temperatura equivalente à do corpo humano, entre 36ºC e 37ºC, enquanto a temperatura externa costuma ficar entre 10ºC e 15º.

Essa inversão térmica afeta os dentes, principalmente aqueles que estão com a dentina exposta, lesões cariosas ou com algum tipo de trauma. Dentes com dentina exposta, cáries ou outro tipo de trauma oral apresentam terminações nervosas mais sensíveis a estímulos e susceptíveis à dor.

Outro aspecto que favorece a dor de dente é a sinusite, que costuma se manifestar com mais força no inverno. Essa inflamação afeta os seios paranasais que, entre outros, abrangem o seio maxilar, onde se inserem as raízes dos dentes molares e pré-molares. Assim, essas raízes são afetadas sempre que a sinusite se manifesta, provocando um incômodo parecido com a  tradicional dor de dente.

Ocorre também que as baixas temperaturas estimulam os hábitos de ingerir mais bebidas e alimentos quentes que nos proporcionam sensação de aconchego e bem estar, mantendo uma boa temperatura corporal ,porém alguns destes alimentos podem escurecer os dentes e ainda aumentar a sensibilidade .

Cuidados a tomar:

-Escovar os dentes após principais refeições.

-Bochechos após bebidas com muita coloração

-Pacientes com diagnóstico de hipersensibilidade dentária deve usar cremes dentais específicos  ,aplicações de laser , aplicações de flúor.

-Quem sofre com sinusite deve consultar um médico para tratamento adequado , prevenindo assim  também as dores nos dentes.

-Consultar um dentista regularmente

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *